No dia 27 de fevereiro realiza-se em Lisboa a segunda edição da
VisitPortugal Conference, a conferência onde se exploram as mais recentes perceções sobre mercados internacionais, segmentos e tendências no Turismo.
Conta com a presença de reputados oradores, nacionais e internacionais, de várias áreas e dos principais mercados externos, que vão partilhar a sua visão, conhecimento e experiências em tópicos relevantes para a internacionalização das empresas e das marcas turísticas.
No total, a
VisitPortugal Conference 2024 terá mais de 20 oradores (ver programa completo
aqui) e conta com mais de 600 participantes, maioritariamente, empresas. Destaca-se a presença de Dirk Herber, Global Head of Thought-Leadership, da Dentsu, uma das maiores agências de publicidade mundiais, que vai promover uma reflexão sobre as mais recentes tendências de viagens e de consumo.
Com o propósito de entregar valor e informação útil às empresas do setor, beneficiando do conhecimento in loco das Equipas de Turismo nos mercados externos, a VisitPortugal Conference pretende ser um lugar de encontro e de conhecimento para contribuir ativamente para uma internacionalização bem-sucedida e célere das empresas do turismo nacionais.
A VisitPortugal Conference conta com a presença do Ministro da Economia e Mar, António Costa Silva que refere que “iniciativas como a conferência VisitPortugal mobilizam as empresas para um novo patamar na internacionalização do negócio turístico e são um contributo decisivo para um crescimento significativo da presença portuguesa nos mercados externos.”
Já para Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, “2023 registou um crescimento notável de 18,5% face ao ano anterior, consequência da sua estratégia de promoção e diversificação de mercados e segmentos. Para continuar a traçar este caminho é fundamental capacitar as empresas no que toca a mercados, tendências internacionais e inovação para conseguirem competir melhor nos mercados externos, ganharem escala e internacionalizarem a sua atividade."
Nesta segunda edição da VisitPortugal Conference, o Turismo de Portugal reforça esta ambição, promovendo, à margem do evento, conversas informais entre os participantes e os delegados nos mercados externos.
A conferência organiza-se em 4 grandes temas de significativa importância para o Destino Portugal: Futuro, Mar, Gastronomia e Território. Dentro de cada um destes temas são apresentados painéis de debate que reúnem operadores turísticos e líderes de opinião provenientes dos mercados emissores internacionais, a que se juntam os delegados das equipas do Turismo de Portugal nos mercados externos mais relevantes.
Os temas incluem:
Futuro – como marcar um Destino, em que vão ser apresentadas perceções de negócio e de consumo, do oriente (Japão e Coreia do Sul) e do ocidente (EUA);
Mar – o que nos une, e que une também os mercados do Brasil e do Reino Unido não só através do oceano, mas também através da partilha da cultura e interesses;
Gastronomia – identidade e experiência turística, que junta à mesma mesa três mercados onde as experiências turísticas gastronómicas são incontornáveis: Espanha, Itália e França;
Território – deixar a pegada certa, onde se salienta a importância de gerar um impacto positivo nos territórios para crescer bem, sem esquecer a digitalização e a tecnologia, com as abordagens e visões inspiradoras da Alemanha, Países Baixos e Bélgica, China e Países Nórdicos.
A construção de marcas internacionais, a relevância do ESG na internacionalização e a inteligência artificial marcam também presença nesta conferência.
Além do modelo físico, a conferência será partilhada (em diferido) no canal de Youtube do Turismo de Portugal.