De 21 a 25 de janeiro, Portugal participa na 46.ª edição da FITUR, em Madrid, a maior feira de turismo que se realiza em Espanha e uma das mais destacadas do setor turístico a nível mundial. Com o novo stand de participação em feiras, Portugal ocupa uma área de 880 m2 onde, para além das 118 empresas, estarão também presentes as 7 ARPTS.
Tal como em 2025, aos 880 m2 do espaço principal do stand do Turismo de Portugal, junta-se uma área expositiva adjacente de 400 m², criando um conjunto integrado que potencia significativamente o impacto e a visibilidade da marca Portugal. Esta configuração reforça a presença nacional naquela que é uma localização privilegiada na feira e gera um efeito agregador que beneficia simultaneamente o destino enquanto marca global e as entidades instaladas neste espaço complementar, que passam a usufruir da projeção, notoriedade e capacidade de atração associadas ao Destino Portugal.
O novo stand de Portugal reforça a visibilidade dos destinos regionais e cria melhores condições para a atividade empresarial, com mais áreas de negócio, espaços de trabalho mais eficientes e uma forte aposta na sustentabilidade e na inovação tecnológica. Concebido como muito mais do que um espaço expositivo, o stand traduz a ligação profunda do país ao mar, à cultura e à forma de viver portuguesa, integrando um elemento central de grande impacto visual, inspirado nas ondas do Oceano Atlântico, que conjuga natureza, inovação e identidade nacional. A arquitetura, marcada por formas orgânicas e onduladas, pelos tons de azul e dourado e por uma palete cromática distintiva de cada região, articula-se com uma abordagem paperless, assente na utilização de materiais reciclados e na eliminação de plásticos, reforçando o compromisso de Portugal com a sustentabilidade.
No âmbito desta participação de Portugal na FITUR 2026, o Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, deslocam-se a Madrid para acompanhar a presença nacional na feira, desenvolvendo um conjunto de contactos institucionais de alto nível com entidades espanholas e internacionais do setor do turismo e da economia. Esta deslocação reforça a dimensão estratégica da participação portuguesa, valorizando o posicionamento de Portugal como destino turístico competitivo e parceiro de referência nos principais fóruns internacionais.
Outro dos destaques da presença de Portugal na FITUR é a arte, com um espaço do stand de Portugal dedicado à campanha do Turismo de Portugal “Portugal is Art". Esta campanha celebra o país enquanto destino de inspiração artística, estabelecendo uma ligação entre criadores, património histórico-cultural e experiências contemporâneas. O desporto, o mar, a natureza e os símbolos tradicionais do país estão também estrategicamente integrados no stand, permitindo partilhar a essência e a diversidade de Portugal.
A promoção de Portugal como destino de eventos está também em evidência com o módulo “Portugal Events", dedicado a festivais, animação cultural e grandes eventos internacionais, incluindo, através da instalação de uma esfera LED de 1,5 metros de diâmetro, a promoção do Mundial de Futebol 2030.
Além das atividades programadas, com o intuito de reforçar a componente empresarial e dinamizar a participação nacional, importa destacar também a programação de fim de semana, que integra um conjunto alargado de iniciativas, concretizadas em mais de duas dezenas de ativações culturais, artísticas e gastronómicas. Assim, ao longo do fim de semana, o espaço de Portugal acolhe apresentações, atuações musicais e artísticas, sessões de debate, workshops, provas gastronómicas e de vinhos, distribuídas por dois palcos, proporcionando aos visitantes um variado e impactante conjunto de experiências.
Atualização visual da marca VisitPortugal
Nesta edição da Fitur apresenta-se a atualização visual da marca VisitPortugal. Criada em 1993, a identidade visual do turismo é um património gráfico com 33 anos de investimento e uma das marcas mais reconhecidas do país. Concebido por José de Guimarães como uma metáfora visual de Portugal, o símbolo mantém-se como elemento central da marca, introduzindo uma evolução no lettering e nas suas proporções para reforçar a eficácia na comunicação contemporânea, sem perder a sua essência. A nova identidade reforça o impacto e a presença da marca nos formatos digitais, em alinhamento com a estratégia “digital first" do VisitPortugal. A adoção dum tipo de letra mais moderno, minimalista e intemporal, confere maior flexibilidade às expressões da marca, enquanto a nova arquitetura de comunicação permite potenciar, de forma mais integrada e eficaz, a narrativa do destino.
Exposição imersiva no Centro de Madrid: “Pairing Portugal, um país que se decanta pela poesia"
Paralelamente à feira, Portugal marca presença no coração de Madrid, na Calle Belén 2, com a exposição “Pairing Portugal: Um país que se decanta pela poesia". Trata-se de uma experiência imersiva, instalada no piso inferior de uma galeria de arte, convertida em adega intimista, e que celebra a união entre 100 Poetas, 100 Vinhos e 100 Locais em Portugal.
É uma exposição que cruza tecnologia, vinho, palavras e lugares. Através da tecnologia NFC incorporada na rolha de cortiça Corkified, os visitantes podem viajar pelo país, conduzidos pelas palavras de 100 poetas que se inspiraram nos vinhos e no território.