A 3.ª Gala Michelin dedicada em exclusivo a Portugal realiza-se a 10 de março, no Funchal, antecedida pela campanha “Madeira, a taste of the stars”, que promoverá a excelência gastronómica nacional e posiciona a região como destino de referência.
Na sexta-feira, 30 de janeiro, realizou-se uma conferência de imprensa no icónico Mercado dos Lavradores, no Funchal, na qual foi apresentada a campanha de comunicação associada ao evento, sob o mote “Madeira, a taste of the stars”, concebida para destacar a excelência culinária dos chefs e restaurantes galardoados e, simultaneamente, promover o arquipélago da Madeira enquanto destino gastronómico de referência.
Foram igualmente anunciados os cinco chefs responsáveis pelo menu do showcooking pós-Gala: Benoît Sinthon (Il Gallo d’Oro), distinguido com duas Estrelas Michelin e Estrela Verde 2025, que assume a coordenação do evento; Octávio Freitas (Desarma) e Francisco Avalada (William), ambos com uma Estrela Michelin 2025; Júlio Pereira (Ákua), Recomendado 2025; e João Dinis (Casal da Penha), Bib Gourmand 2025.
No âmbito do programa paralelo, realiza-se ainda o debate “Formar o Futuro”, a 3 de março, no Teatro Baltazar Dias, dedicado aos desafios da formação no setor turístico, com transmissão pelo canal Conta Lá.
À semelhança dos anos anteriores, a campanha de comunicação integrará ainda uma press trip internacional, que culminará na participação na Gala. O Turismo de Portugal em parceria com as regiões de turismo e com a TAP Air Portugal, promoverá também a vinda de jornalistas de mercados estratégicos, que visitarão diversas regiões do país, terminando o programa na Gala da Madeira.
A conferência de imprensa contou com a participação de Lídia Monteiro, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Sara Marote, Diretora Executiva da Associação de Promoção da Madeira, e Nuno Ferreira, responsável pelas Relações Institucionais da MICHELIN para Espanha e Portugal, bem como da equipa de chefs madeirenses.
A apresentação da nova seleção do Guia Michelin Portugal 2026 será, assim, mais um tributo à excelência culinária nacional, com especial destaque para a Madeira, onde a cozinha conjuga tradição, produto local e criatividade contemporânea. A individualização da seleção portuguesa, a realização de uma gala exclusiva e a edição de um guia bilingue dedicado têm permitido reconhecer um universo mais amplo e diverso de restaurantes, reforçar a representatividade regional e evidenciar uma nova geração de chefs, contribuindo para a projeção externa da gastronomia portuguesa e para a celebração da diversidade e do dinamismo da cozinha nacional.