De 5 a 8 de outubro Portugal marcou presença em Paris na IFTM Top Resa, a principal feira de viagens e turismo em França. O Turismo de Portugal coordenou a participação nacional, tendo assegurado um stand com uma área de 300 m2, que acolheu 21 empresas e 5 Agências Regionais de Promoção Turística (Porto & Norte de Portugal, Centro de Portugal, Algarve, Madeira e Açores).
Esta ação promocional, inserida no Plano de Marketing para o mercado francês, e alinhada com os objetivos do Plano Reativar o Turismo – Construir o Futuro, visa dar um novo impulso à atividade turística e aos fluxos deste importante mercado para Portugal. Refira-se a este propósito que se antevê já para os próximos meses um reforço das ligações aéreas e a captação de novas rotas a unir cidades francesas a destinos portugueses.
A decoração única do stand, permitiu transmitir mensagens importantes e, simultaneamente, criar atratividade junto dos vários públicos - dos turistas ao trade, passando pela comunicação social -, e para os quais Portugal é uma marca autêntica, amigável, charmosa e na moda.
Das imagens icónicas presentes no stand destaca-se a colorida Andorinha da Diversidade, fruto da colaboração entre a Bordallo Pinheiro e o Turismo de Portugal que, inspirada na andorinha original, simboliza a nossa multiculturalidade, o respeito pela diferença, o sinal de um país universalista, diverso e que sabe receber bem quem nos visita.
A presença no stand de duas pranchas de surf feitas com plástico recolhido dos oceanos, sinalizaram a importância da preservação do património natural, da biodiversidade e do fomento do turismo sustentável. Estas pranchas resultam da 1.ª edição da Unwanted Shapes, uma ação conjunta MEO / VisitPortugal que, este ano, desafiou shapers de todo o mundo a reutilizar o lixo relacionado com a COVID-19 encontrado nos oceanos, para produzir pranchas de surf.