O Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança, foi o palco para a apresentação dos chefs responsáveis pelo menu da Michelin Guide Ceremony Portugal 2025, que terá lugar no próximo dia 25 de fevereiro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Esta é a segunda edição da seleção dedicada exclusivamente a Portugal, celebrada de forma autónoma, numa Gala própria.
Nove chefs de renome serão os responsáveis por brindar os presentes com um menu que combinará tradição e inovação culinária. A encabeçar a equipa estarão os chefs Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova), Ricardo Costa (The Yeatman) e Vítor Matos (Antiqvvm), que atuarão enquanto coordenadores do evento, todos chefs de restaurantes com duas Estrelas Michelin. Os restantes membros da equipa serão:
_António Loureiro - A Cozinha (uma Estrela MICHELIN)
_Vasco Coelho Santos - Euskalduna Studio (uma Estrela MICHELIN)
_Óscar Gonçalves - G Pousada (uma Estrela MICHELIN)
_Julien Montbabut - Le Monument (uma Estrela MICHELIN)
_Pedro Lemos - Pedro Lemos (uma Estrela MICHELIN)
_Arnaldo Azevedo - Vila Foz (uma Estrela MICHELIN)
Como parte do programa de ativações prévias ao grande encontro gastronómico de 25 de fevereiro, no próximo dia 18 de fevereiro terá lugar o Debate da Gala com o tema “Gastronomia e Vinho”, no Theatro Circo de Braga. Este encontro reunirá especialistas da área como Pedro Lemos - Chef do Restaurante Pedro Lemos (uma Estrela MICHELIN) e do Bomfim 1896 with Pedro Lemos (restaurante recomendado), Luis Sottomayor – Enólogo, Sogrape, ou Luis Gutiérrez - Crítico de vinhos para Espanha, Argentina, Chile, Portugal e para a região de Jura (França). Estará também presente Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal.
Foi também apresentando o plano de comunicação desta iniciativa, sendo que o Guia Michelin lançará uma importante campanha de comunicação sob o lema “Gala do Guia Michelin 2025 numa região estrela da gastronomia portuguesa”. Este plano procura não só destacar a excelência culinária dos chefs e restaurantes premiados, como, também, promover a região do Porto e Norte de Portugal enquanto destino gastronómico de referência. A campanha inclui diferentes ativações físicas e digitais, envolvendo a comunidade de chefs, celebridades e o público em geral, bem como um plano especialmente dedicado às redes sociais para evidenciar a diversidade e excelência da gastronomia do Porto e Norte.
A Gala do Guia Michelin Portugal 2025 não só celebrará a excelência gastronómica da região do Porto e Norte de Portugal, como também constituirá uma oportunidade única para projetar a riqueza cultural e culinária da região a nível internacional.