Portugal continua a ser um dos destinos preferidos para congressos e convenções, ao manter a posição de 2023, posicionando-se na
9.ª posição do ranking mundial e na
7.ª no ranking europeu, de acordo com a última edição apresentada este mês.
Quanto à performance das cidades,
Lisboa recupera a 2ª posição que havia perdido em 2023, no ranking mundial, mantendo a 2ª posição no ranking europeu e alcançada desde 2019. O
Porto que, de 9 a 12 de novembro de 2025, irá acolher o 64º Congresso da ICCA, alcançou a 34ª posição no ranking mundial e a 22ª posição no ranking europeu.
O ranking é da Associação de Congressos e Convenções Internacionais (International Congress and Convention Association), de acordo com a última edição do ICCA Business Analytics 2024 Country & City Rankings.
O relatório da ICCA centra-se principalmente em reuniões presenciais, em virtude de estas representarem o motor fulcral da indústria de eventos, assentes na partilha de conhecimentos, interação humana e impacte económico.
Estas posições cimeiras refletem o empenho do país e do Turismo de Portugal em criar atratividade para a captação de eventos, destacando-se o Programa Portugal Events, em vigor desde abril de 2023, que se destina a promover a captação e realização de eventos associativos e corporativos para o nosso país.
Em 2024, no eixo relativo a eventos associativos e corporativos, foram submetidas 238 candidaturas a esta linha de apoio, acrescendo 63 em relação ao ano anterior, e que, à data, corresponde aproximadamente a um total de 800 mil euros de incentivo atribuído.
Este mecanismo de apoio financeiro do Turismo de Portugal, cujo sucesso esteve patente na forte procura por parte das empresas, privilegiou o apoio à realização de eventos que, pelo seu posicionamento, notoriedade e imagem internacional, contribuiu para a qualificação da experiência turística ou para o desenvolvimento da economia, tendo demonstrado serem relevantes para a sustentabilidade do setor do turismo.