No próximo dia 27 de fevereiro de 2024, em Albufeira, decorrerá a primeira gala Michelin que celebra em exclusivo o melhor da gastronomia nacional, concretizando-se assim, ao fim de mais de cem anos de existência do prestigiado Guia Michelin, a tão ambicionada autonomia e destaque da gastronomia e alta cozinha portuguesas.
A novidade foi anunciada numa conferência de imprensa que contou com a presença de Luís Araujo, Presidente do Turismo de Portugal, João Fernandes, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve e de Nuno Ferreira, representante da Michelin Espanha & Portugal, que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro. Foram também apresentados os chefs coordenadores do evento: Rui Silvestre do restaurante Vistas Rui Silvestre em Vila Real de Santo António (1 estrela MICHELIN); e Dieter Koshina do restaurante Vila Joya em Albufeira (2 estrelas MICHELIN).
O Guia Michelin é uma referência mundial na área da gastronomia, presente em 4 continentes e em 40 países. Esta associação entre o Visit Portugal e a marca Michelin contribui para maior notoriedade de Portugal junto dos turistas que viajam tendo a gastronomia como motivação e o selo de excelência da Michelin como orientação.
A gala, que decorrerá no NAU Salgados Palace, será um momento ímpar de celebração da gastronomia nacional e regional. Em paralelo, será desenvolvida uma campanha de comunicação sobre o destino que evidenciará as especificidades da gastronomia nacional e algarvia, culminando na realização do evento, cuja última edição impactou mais de 13 milhões de pessoas só em Espanha.
Este evento confirma a crescente valorização da gastronomia em Portugal, sendo que este Guia, fruto do seu prestígio e notoriedade (presente em 4 continentes e em 40 países), será mais um contributo para a projeção de Portugal enquanto destino turístico diferenciado e propiciador de experiências únicas.