A Central de Cervejas e Bebidas, a Associação CAIS, o Turismo de Portugal através da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e a AHRESP lançam o “Reconectar”, um programa de capacitação e empregabilidade para o setor da restauração.
Com o objetivo de apoiar na resposta à escassez atual e futura de profissionais que as empresas de restauração enfrentam, ao mesmo tempo que promove a inclusão e a capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social ou desemprego, a Central de Cervejas juntou-se à Associação CAIS, ao Turismo de Portugal através da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EHTL) e à Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) para lançarem o “Reconectar”, um programa de capacitação e empregabilidade que visa dotar os participantes de uma formação teórica e prática certificada.
A edição piloto, que conta com 10 participantes, teve início a 4 de novembro. Este programa tem a duração de aproximadamente 1 mês, com uma carga horária de 44 horas, seguido de um estágio de 160 horas.
Durante a formação, os participantes têm a oportunidade de adquirir diferentes conhecimentos relevantes, distribuídos por três módulos, ministrados pelas entidades promotoras, nas áreas de competências pessoais e sociais, serviços de restaurante e bar e formação sobre o processo de produção, ingredientes e método de tiragem de cerveja.
Através deste programa, os participantes recebem formação certificada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, no curso de Serviço de Restaurante/bar, incluindo higiene e segurança alimentar, com acesso a conteúdos adaptados às necessidades da área da restauração.