A apresentação pública do Selo de Eficiência Hídrica “Save Water” e respetiva campanha de sensibilização aos turistas - Save water, be a futurist - pelo Turismo de Portugal, a Região de Turismo do Algarve e a ADENE - Agência para a Energia, tem lugar hoje, pelas 14h30, no auditório da Região de Turismo do Algarve, em Faro. Também nesta ocasião, o Turismo de Portugal apresenta a Linha de Apoio + Eficiência Hídrica.
Poupe água, proteja o futuro é o mote das iniciativas apresentadas e que se enquadram no âmbito dos desafios que Portugal enfrenta, relativamente à utilização e preservação deste recurso escasso, mas essencial para a vida no planeta, que é a água.
O Selo de Eficiência Hídrica “Save Water”, uma das medidas específicas para o setor, coordenada pela Região de Turismo do Algarve, em articulação com o Turismo de Portugal e com a ADENE - Agência para a Energia, aplica-se aos empreendimentos turísticos e tem por fim atestar uma efetiva redução do consumo de água e o compromisso das empresas com a implementação de medidas de eficiência hídrica, com vista a uma poupança e gestão sustentável da água para que sejam alcançados os objetivos de redução de 15% do volume de água consumido pelo setor urbano. Este selo representa, assim, o compromisso do setor desta região com o uso mais eficiente da água, materializando-se na redução efetiva dos consumos e reutilização e reconhece a adesão voluntária das empresas a um conjunto de medidas com vista a uma gestão mais eficiente e consciente da água.
O mote da Campanha Save water, be a futurist, que agora se apresenta, pretende sensibilizar e desafiar os turistas a serem parte ativa nesse objetivo, com o qual o país e o Algarve estão comprometidos. Deste modo, acompanha o ciclo da viagem, gerando impacte em todas as suas fases, desde o planeamento, quando o turista ainda está no seu país, até à chegada e estada no Algarve. Trata-se de um convite a mudar comportamentos, num compromisso coletivo, motivando o turista a viver o destino de férias de uma forma diferente, mais consciente da proteção da natureza, e equilibrada no uso dos recursos naturais. Estes objetivos enquadram o conceito “Não é turismo. É Futurismo” que o Turismo de Portugal lança em 2024 e que apela à ação dos turistas do futuro na adoção de formas de viajar baseadas na sustentabilidade, na responsabilidade e na autenticidade, em prol de um legado de bem-estar para as próximas gerações e para o planeta.
A
Linha de Apoio + Eficiência Hídrica Algarve, com uma dotação de 10 milhões de euros, destina-se a micro, pequenas e médias empresas que desenvolvam atividades turísticas nas CAE respeitantes aos empreendimentos turísticos localizados na NUT II Algarve, com o propósito de procederem ao seu alinhamento com o objetivo estratégico delineado pela
Resolução do Conselho de Ministros n.º 26-A/2024, de 20 de fevereiro, de melhoria da sua eficiência no consumo hídrico. As candidaturas estão abertas até 31 dezembro 2025.
A água é imprescindível não só para a existência dos ecossistemas naturais, mas também para a continuação das comunidades e para o desenvolvimento das atividades económicas. Perante a ameaça da sua escassez e fazendo face à urgência da situação, o turismo pode e deve contribuir de forma significativa, tendo um papel importante no caminho para um futuro sustentável do planeta.