Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Turismo de Portugal vence prémio da Organização Mundial de Turismo com projeto formativo das Escolas de Turismo

Formação

18.01.2018

Tourism Training Talent, projeto formativo das Escolas do Turismo de Portugal, distinguido pela Organização Mundial de Turismo.

​​​​​​​​​​​A Organização Mundial de Turismo, agência das Nações Unidas responsável pela promoção da sustentabilidade do setor, distinguiu o projeto formativo das Escolas do Turismo de Portugal - denominado Tourism Training Talent - com o primeiro lugar na categoria Inovação e Políticas Públicas da 14ª edição dos prémios UNWTO, pelo seu exemplo de capacitação das futuras gerações de recursos humanos do setor.

Num ​país onde o turismo assume uma importância cada vez maior na dinamização da economia - até outubro de 2017 recebeu 18.223 milhões de hóspedes, um crescimento de 8,6% comparativamente ao período homólogo de 2016, e foram criados mais 58.000 empregos no setor - a aposta nas pessoas (turistas, residentes e todos os colaboram diretamente nesta atividade) é uma das prioridades da estratégia turística nacional (ET27).

Com o intuito de contribuir para a inversão da pirâmide de formação (60% dos recursos humanos com ensino secundário ou técnico profissional), o Turismo de Portugal criou um novo e abrangente programa na sua rede de 12 Escolas de Turismo, que denominou Tourism Training Talent (TTT), focado essencialmente no talento das pessoas, no desenvolvimento de soft skills, na inovação e na internacionalização dos profissionais do turismo, como base de sucesso do setor em Portugal.

Este programa visa o aumento das competências dos alunos e profissionais, adaptando a sua formação às novas tendências, abrindo as escolas à comunidade e incentivando o empreendedorismo, ampliando o papel da formação a outras atividades e valorizando as carreiras, promovendo o trabalho no turismo.

Assim, foi realizado um extenso trabalho de revisão dos curricula de todos os cursos de especialização tecnológica, incorporando disciplinas e métodos inovadores de aprendizagem em artes performativas, no digital, em gestão e comunicação, adequados aos novos perfis de turistas, às novas tendências e como resposta direta à evolução do mercado.

O Tourism Training Talent (TTT) foi concebido com base na Estratégia Turismo 2027, tomando em consideração as necessidades futuras do setor, procurando contribuir para aumentar a competitividade e reforçar o posicionamento de Portugal como destino turístico de excelência.

​​
 


​A internacionalização é um dos pilares da estratégia das Escolas do Turismo de Portugal, no sentido de exponenciar o sucesso da formação e as perspetivas de carreira. Esta é a única rede escolar, em Portugal, que tem cursos especializados e ministrados totalmente em língua inglesa, e em complemento aos cursos, desenvolve projetos de estágios Internacionais e programas de intercâmbio, assegurando a captação de alunos estrangeiros.

O Turismo de Portugal está também fortemente empenhado na formação de bons profissionais, abertos à inovação, às transformações do negócio, versáteis, empreendedores e com capacidade para acompanhar as novas tendências. Neste sentido, foram lançados dois programas de aceleração, o Tourism Creative Factory e o Open Kitchen Labs, com propostas de acompanhamento à criação de micro-negócios e desenvolvimento de ideias de negócios específicas para o setor, com uma forte interligação à economia de base regional. Foi também criado um projeto diferenciador no sistema formativo, a plataforma on line Connective, que proporciona aos alunos das Escolas de Turismo o acesso a uma vasta rede de mentoring de âmbito internacional, permitindo exponenciar o sucesso da sua formação e perspetivas de carreira.

​​​​

  • Turismo de Portugal
  • Escolas Turismo de Portugal
  • Formação
  • Tourism Training Talent
  • UN Tourism
  • Formação profissional
  • Formação contínua
  • 2018
  • Notícia
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image