Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Turismo de Portugal e Turismo do Algarve convocam turistas para a poupança de água

Promoção do destino

23.07.2024

​​​​​​​​​​​​Os turistas que chegaram hoje ao aeroporto de Faro depararam-se com seis malas cheias de água (40 litros cada uma) a rodar nos tapetes da área de recolha das bagagens. Malas que simbolizam a quantidade de água que cada turista pode poupar diariamente através de um uso mais consciente e responsável deste recurso. A ação insere-se na campanha Save Water que, até ao final do ano, vai estar em outdoors na região do Algarve e em meios digitais nacionais e nos principais mercados emissores de turistas.

Esta iniciativa contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, do Presidente da Região Turismo do Algarve, André Gomes, da Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro, e da Chief Operational Officer da ANA Aeroportos, Chloé Lapeyre.  

Adesão ao selo Save Water já permitiu poupança de 12% de água face ao ano passado

Nesta sessão no aeroporto de Faro foram também apresentados os resultados das ações de poupança de água na região. O Presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, citou dados da ADENE – Agência para a Energia, para sublinhar que, entre janeiro e maio, a redução do consumo global de água alcançada pelos empreendimentos turísticos aderentes ao selo de eficiência hídrica Save Water ​​foi de 12%.

Até ao momento, aderiram ao selo Save Water através do registo na plataforma “Compromisso com a Eficiência Hídrica no Algarve" 110 empreendimentos turísticos, 80% dos quais estão já em fase avançada de implementação de medidas e em linha com o plano de ação (números à data de 18 de julho).

Os concelhos que registam mais adesões dos respetivos empreendimentos, em termos absolutos, são Albufeira, Loulé, Lagoa e Portimão e os números de aderentes atuais representam 31% da oferta de camas em empreendimentos turísticos disponíveis na região.​

Save Water, uma campanha para o melhor uso da água

A campanha Save Water, apresentada no Algarve no passado mês de março, e a decorrer até final do ano, visa fomentar a utilização consciente da água. Pretende-se alertar os turistas para a importância de adotarem boas práticas de uso da água e convidá-los a usufruírem das suas férias de uma forma mais sustentável, contribuindo para uma proteção efetiva dos recursos através de uma atitude consciente e responsável. Esta atitude é ainda mais relevante num contexto de alterações climáticas onde a água é um dos recursos que precisa de ser protegido.​


  • Promoção do destino
  • Promoção turística
  • Promoção regional
  • Sustentabilidade
  • Gestão ambiental
  • Gestão
  • Recurso natural
  • Notícia
  • 2024
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image