Texto Rico
O Turismo de Portugal, em parceria com a Agência Regional de Promoção Turística do Algarve, organizou o Visit Portugal Travel Trade Marketplace USA & CAN que decorreu no Hotel Grande Real Santa Eulália, em Albufeira, de 22 a 23 de outubro.
Este evento exclusivo para profissionais do setor permite um contacto direto e privilegiado das empresas portuguesas que operam no turismo com alguns dos melhores operadores turísticos e agências de viagens do trade norte-americano e canadiano. Os participantes têm assim oportunidade de conhecer as últimas tendências do mercado, apresentar produtos e serviços, e fazer networking com outros profissionais do setor de dois mercados em franco crescimento.
Esta é a segunda edição do evento VisitPortugal Travel Trade Marketplace USA & CAN e contou 110 buyers – 71 provenientes dos EUA e 39 do Canadá – que realizaram no total 4.407 reuniões one to one, numa média de 55 reuniões por empresa, com as 116 empresas turísticas portuguesas que participaram no evento. Esta foi a maior representação de empresas portuguesas num evento desta natureza. Estes números superaram largamente os da primeira edição, no Porto, que contou com 100 operadores turísticos e agências de viagens norte-americanas e com 54 empresas portuguesas, que realizaram 2.659 reuniões.
O interesse manifestado pelas empresas portuguesas, cuja presença mais do que duplicou em 2024, bem como o número e a qualidade das reuniões realizadas atestam o interesse que estes dois mercados despertam pela sua performance como emissores de turistas para Portugal, destacando-se pelo notável crescimento e contribuição positiva para o setor turístico nacional.
Aos dois dias de reuniões seguem-se pós tours, em todas as regiões, para tomada de contacto com as mais recentes e qualificadas ofertas do país, as quais foram objeto de apresentação durante o evento.
Os operadores turísticos e consórcios presentes no evento representam os maiores agentes económicos no sector do turismo, nos EUA e Canadá e desempenham um papel crucial no impulsionamento da procura e diversificação da oferta turística no mercado doméstico e internacional, destacando-se pela diversidade do seu portfólio e oferta para Portugal, que reflete a singularidade do país como destino turístico de excelência.