A Estratégia Turismo 2027 (ET27) é uma estratégia aberta e participada que envolveu perspetivas inside e out-of-the-box de agentes da área do Turismo.
O processo de participação pública da Estratégia Turismo 2027 foi dinamizado através de plataformas tecnológicas, focus group internacionais e Laboratórios Estratégicos de Turismo/sessões públicas, tendo decorrido de 24 de maio de 2016 a 6 de janeiro de 2017.
O processo de participação pública compreendeu a realização de focus groups e reuniões bilaterais em alguns dos principais mercados emissores, com o objetivo de auscultar quem comercializa e comunica a oferta turística portuguesa. Estas reuniões decorreram em 5 mercados estratégicos - Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Brasil, envolvendo mais de 80 participantes.
Sob o mote «Quais os 5 principais desafios para o turismo em Portugal nos próximos 10 anos?», incentivou-se a participação pública online e o envolvimento na definição dos desafios da Estratégia Turismo 2027. De acordo com as respostas, os 5 principais desafios identificados pelos participantes foram:
_ Combate à sazonalidade
_ Valorização do património e cultura
_ Desconcentração da procura
_ Qualificação e valorização dos recursos humanos
_ Estímulo à inovação e ao empreendedorismo.
Os Laboratórios Estratégicos de Turismo/sessões públicas da Estratégia Turismo 2027 decorreram em todas as regiões do país, com o objetivo de:
_ Obter contributos e recomendações
_ Analisar os principais indicadores do turismo de cada região
_ Debater as prioridades estratégicas para o turismo regional e nacional.
Estas sessões envolveram mais de 1.400 participantes.