A 26 de novembro de 2019, a Segunda Comissão da 74.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou uma resolução que designa o dia 7 de setembro como o “Dia Internacional do Ar Limpo para Céus Azuis”. A resolução sublinha a importância e a necessidade urgente de aumentar a consciencialização pública em todos os níveis e de promover e facilitar ações para melhorar a qualidade do ar.
Em 2025, e sob o tema "Juntos por um ar limpo", pretende-se dar destaque à necessidade de colaboração e parcerias para enfrentar a poluição do ar, um maiores risco ambientais para a saúde, que, além de agravar as alterações climáticas, causa perdas económicas e reduz a produtividade agrícola.
A poluição do ar não conhece fronteiras, pelo que urge uma responsabilidade partilhada para proteger a nossa atmosfera e garantir ar saudável para todos. Ao colaborar para além das fronteiras e de diferentes setores, é possível reduzir a poluição do ar através de investimentos coletivos de tempo, recursos e esforços.
Neste Dia Internacional do Ar Limpo para Céus Azuis, apela-se que toda a comunidade, desde governos e empresas, até à sociedade civil e indivíduos, se juntem na corrida por soluções. Estamos a Correr pelo Ar Limpo.
Ao combater a poluição atmosférica de forma proativa, podemos alcançar uma mudança transformadora e garantir um ar saudável para todos.