O Dia Mundial das Leguminosas, comemorado, em todo o mundo, a 10 de fevereiro, foi instituído pela FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e tem como objetivo promover os benefícios nutricionais das leguminosas e a sua importância para a manutenção de sistemas alimentares sustentáveis e a erradicação da fome mundial.
Esta celebração, que teve o seu início em 2018, surge como um legado do Ano Internacional das Leguminosas (IYP) de 2016, promovido pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura).
Em 2025, o tema do Dia Mundial das Leguminosas é: Diversidade dos Sistemas Agroalimentares e o lema que o acompanha é: Ame as leguminosas para uma dieta e planeta mais saudáveis. A data destaca o papel fundamental das leguminosas, como feijões, grão-de-bico e ervilhas, na melhoria da nutrição, segurança alimentar, saúde, sustentabilidade ambiental e no combate às alterações climáticas. Ao integrar as leguminosas nos sistemas alimentares e dietas diárias, podemos garantir um futuro mais sustentável, nutritivo e justo para todos.
Segundo a FAO, as leguminosas são fontes ricas em proteínas, fibras e hidratos de carbono, oferecendo uma excelente alternativa para dietas mais saudáveis e práticas agrícolas sustentáveis. Estas culturas ajudam na diversificação dos sistemas agrícolas, combatendo doenças, pragas e ervas daninhas, ao mesmo tempo que enriquecem o solo com nutrientes essenciais. Além disso, têm o poder único de fixar o nitrogénio atmosférico e libertar o fósforo no solo, o que as torna vitais para a construção de sistemas agroalimentares resilientes.
A FAO convida todos os governos, organizações internacionais e regionais, sociedade civil, agricultores, educadores e todos os entusiastas das leguminosas a envolverem-se nesta celebração global, promovendo os benefícios económicos, sociais e ambientais das leguminosas. A organização também lança o guia, A Guide to World Pulses Day 2025, que contém ideias e recursos práticos para diferentes intervenientes no setor.
Para 2025, a FAO ainda convida todos os envolvidos a partilhar as suas experiências, promover boas práticas e destacar as leguminosas como uma solução para os maiores desafios enfrentados pela agricultura e pela nutrição. O especialista em leguminosas e Oficial Agrícola da FAO, Teodardo Calles, explica que as leguminosas são essenciais para a agricultura sustentável devido à sua capacidade de fixar nitrogénio atmosférico e melhorar a saúde do solo.
A FAO incentiva todos a participarem na campanha global de sensibilização, utilizando as redes sociais e a hashtag #WorldPulsesDay ou #LovePulses.
A participação é uma excelente oportunidade para contribuir para uma mudança positiva nos sistemas alimentares e promover uma alimentação mais saudável e sustentável.
O Dia Mundial das Leguminosas de 2025 promete ser uma celebração global que valoriza o poder das leguminosas como elementos essenciais na construção de um futuro mais diversificado, sustentável e saudável para todos.