A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de janeiro como Dia Internacional da Educação. A educação é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública.
Sob o tema: "IA na Educação: Preservar a Agilidade Humana no Mundo Tecnológico", o Dia Internacional da Educação de 2025 inspira reflexões sobre o poder da educação para preparar indivíduos e comunidades para navegar, compreender e influenciar o avanço tecnológico.
À medida que os sistemas informáticos e baseados em inteligência artificial (IA) se tornam mais sofisticados, as fronteiras entre a intenção humana e a acção conduzida pelas máquinas tornam-se frequentemente confusas, levantando questões críticas sobre como preservar, redefinir e, idealmente, potenciar a agência humana numa era de aceleração tecnológica.
A educação é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública. Sem uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, e sem oportunidades ao longo da vida para todos, os países não conseguirão alcançar a igualdade de género nem quebrar o ciclo da pobreza que ainda afeta milhões de crianças, jovens e adultos.
Actualmente, 250 milhões de crianças e jovens não frequentam a escola e 763 milhões de adultos são analfabetos. O seu direito à educação está a ser violado e isso é inaceitável. Está na altura de transformar a educação.