Em dezembro de 2021, a 76.ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que o Dia Internacional da Lua deveria ser observado anualmente a cada 20 de julho. Proposto pela Moon Village Association como um evento educacional, cultural e científico anual, o Dia Internacional da Lua foi concebido para sensibilizar o público e gerar apoio para a exploração e utilização lunar sustentável.
Para isso, são promovidos eventos em todo o mundo durante a de 20 de julho. Incluem-se painéis de discussão comunitários, palestras, webinars, concertos, exposições e exibições de vídeos educativos.
O Dia Internacional da Lua foi celebrado pela primeira vez em 2022. Mais de 40 eventos globais de 23 países diferentes, e um evento principal foram observados com sucesso com o tema Coordenação, Exploração e Sustentabilidade Lunar.
Em 2023, o Dia Internacional da Lua foi comemorado com 46 Eventos Globais em 42 Países, tendo como tema “Iniciando a Nova Jornada Lunar para a Humanidade“.
Este ano, o tema selecionado é “Iluminar as Sombras”. À medida que mais missões chegam ao Pólo Sul Lunar, o mistério também se desvenda e as sombras serão iluminadas para sempre, abrindo assim o caminho para a exploração e utilização da Lua pela humanidade.
Esta é uma oportunidade para formar uma comunidade crescente de partes interessadas que cooperam para fazer um retorno permanente à Lua de forma pacífica, sustentável e impactante para melhorar a vida na Terra.
O Dia Internacional da Lua de 2024 consiste numa série de eventos globais situados em todo o mundo, que decorrem durante a semana de 15 a 28 de julho de 2024.
#internationalmoonday #IMD2024