A 23 de abril celebra-se o
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, uma data definida em 1995, aquando da Conferência Geral da UNESCO que se realizou em Paris. Este dia é uma celebração para promover o prazer dos livros e da leitura. Durante este dia são várias as celebrações um pouco por todo o mundo, visando aumentar a consciencialização sobre o poder mágico dos livros – um elo entre o passado e o futuro, uma ponte entre gerações e culturas.
No dia 23 abril 1616 faleceu Miguel de Cervantes. Também no dia 23 abril, em 1899, nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.
No ano em que continuam as comemorações dos 50 anos do 25 de abril 1974, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas assinala esta efeméride com o cartaz comemorativo do Dia Mundial do Livro 2025.
Ler é ser livre, é o mote que inspira não só o cartaz, mas também as celebrações desta data, promovidas pela DGLAB ao longo do mês de abril. A ilustração do cartaz é da autoria de Rachel Caiano, distinguida com menção honrosa no Prémio Nacional de Ilustração 2024.