O Dia Mundial da População é celebrado anualmente a 11 de julho e visa sensibilizar para as questões relacionadas com a população, bem como reconhecer a importância das políticas demográficas no desenvolvimento socioeconómico dos países.
O Dia Mundial da População foi proclamado através da Resolução 45/216 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 21 de dezembro de 1990.
Não deixar ninguém para trás, todos contam - Este é o tema do Dia Mundial da População 2024.
Nas últimas três décadas, as sociedades de todo o mundo fizeram progressos notáveis na melhoria da recolha, análise e utilização de dados populacionais. Os novos números populacionais, desagregados por idade, etnia, género e outros factores, reflectem agora com mais precisão a diversidade das nossas sociedades.
Estes avanços melhoraram significativamente a prestação de cuidados de saúde a nível mundial, conduzindo a melhorias substanciais na saúde sexual e reprodutiva e na capacidade de exercer direitos e escolhas. Cada vez mais, as novas tecnologias permitem uma medição mais detalhada e oportuna das experiências das pessoas do que nunca.
No entanto, as comunidades mais marginalizadas continuam sub-representadas nos dados, afetando profundamente as suas vidas e o seu bem-estar.
O Dia Mundial da População de 2024 é um momento para perguntar quem ainda não é contabilizado e porquê – e quanto isso custa aos indivíduos, às sociedades e aos nossos esforços globais para não deixar ninguém para trás. É também um momento para todos nós nos comprometermos a fazer mais para garantir que os nossos sistemas de dados capturem toda a gama da diversidade humana, para que todos sejam vistos, possam exercer os seus direitos humanos e atingir o seu pleno potencial.
Para concretizar os direitos e as escolhas daqueles que estão à margem das nossas sociedades, devemos contá-los – porque todos contam.
Quando os dados e outros sistemas funcionam para aqueles que estão à margem, funcionam para todos. É assim que aceleramos o progresso para todos.