No dia 20 março, assinala-se o Dia Mundial do Rewilding, um movimento que teve início em 2021, promovido pela Global Rewilding Alliance.
Celebrar este dia significa destacar a importância da renaturalização e as suas diversas vantagens para o meio ambiente e para as comunidades. A celebração deste ano visa reforçar a consciência da necessidade de uma ação global para reverter a degradação ambiental, através da restauração da natureza selvagem.
Tendo como mote #RewildingTogether, reafirma-se o compromisso em evidenciar como a renaturalização pode contribuir para a criação de um mundo mais saudável, sustentável e próspero para todos.
A renaturalização é um processo inovador de recuperação da natureza selvagem, permitindo que os processos naturais assumam a restauração das paisagens degradadas. Isto inclui medidas como a remoção de diques e barragens para libertar os rios, a regeneração natural das florestas e a reintrodução de espécies extintas devido à ação humana. Ao dar este passo atrás, a natureza tem a oportunidade de se regenerar por si mesma, trazendo benefícios para todos.
A Europa e os seus cidadãos enfrentam vários desafios significativos, como o declínio da biodiversidade, o aumento das temperaturas globais e a diminuição das oportunidades para as economias rurais. O rewilding (ou renaturalização), quando aplicado em larga escala, pode ser uma solução para enfrentar estes problemas.
A recuperação da natureza para uma saúde plena pode ajudar a mitigar os impactos do aquecimento global, aumentar a biodiversidade e criar novas fontes de rendimento para as comunidades locais. A renaturalização também traz um conjunto de benefícios essenciais, como ar puro, solo fértil e maior resiliência a doenças, além de promover o bem-estar físico e mental.