O Dia Mundial da Saúde é celebrado todos os anos a 7 de abril, dia da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O tema deste ano é: Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança.
Objetivo deste evento é lançar uma campanha de um ano focada na saúde materna e neonatal, com o propósito de acabar com as mortes maternas e neonatais evitáveis e de priorizar a saúde e o bem-estar das mulheres a longo prazo.
A Organização Mundial de Saúde, (OMS) e parceiros irão partilhar informações úteis para apoiar gravidezes saudáveis, partos seguros e uma melhor saúde pós-natal. O evento visa sensibilizar para a necessidade urgente de garantir que todas as mulheres e bebés sobrevivam e prosperem.
A cada ano, quase 300 000 mulheres perdem a vida devido à gravidez ou ao parto, enquanto mais de 2 milhões de bebés morrem no primeiro mês de vida e milhões mais são natimortos. Estes números representam cerca de uma morte evitável a cada 7 segundos.
A maioria dos países não está a conseguir avançar para atingir as metas globais de sobrevivência materna até 2030, com quatro em cada cinco países a registar um incumprimento dos objetivos.
É fundamental assegurar que todas as mulheres e famílias tenham acesso a cuidados de qualidade que as apoiem física e emocionalmente, antes, durante e após o parto. tal não se limita a complicações obstétricas, mas estende-se também questões de saúde mental, doenças não transmissíveis e planeamento familiar.
O evento reforça que a saúde das mães e dos bebés é a base de famílias e comunidades saudáveis, ajudando a garantir um futuro repleto de esperança para todos.