Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Fórum Internacional da UNESCO sobre o Futuro da Educação 2024

Educação

2 a 4 dez 2024

República da Coreia

​​​O Fórum Internacional sobre o Futuro da Educação decorre de 2 a 4 dezembro 2024, na Républica da Coreia. Esta é uma oportunidade única para analisar e discutir o Relatório sobre o Futuro da Educação.

Em novembro de 2021, a Comissão Internacional sobre o Futuro da Educação publicou um relatório intitulado “Reimaginando os nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação” após uma consulta e reflexão mundial de dois anos, realizada com a colaboração da UNESCO. Como sucessor do Relatório Faure de 1972 “Aprender a ser: o mundo da educação hoje e amanhã” e do Relatório Delors de 1996 “Aprender: o tesouro interior”, o presente Relatório sobre o Futuro da Educação fornece uma visão sobre como devemos renovar a educação para moldar uma educação mais justa e garantir um futuro mais sustentável.

Os atuais modelos educativos - caracterizados pela transmissão de conhecimentos pelos professores na escola - foram concebidos e desenvolvidos quando a esperança média de vida humana era muito inferior e as tecnologias de informação e comunicação, bem como as mudanças sociais progrediam a um ritmo muito menos rápido do que acontece hoje. Atualmente, a aprendizagem deve continuar ao longo da vida de um indivíduo.

Além disso, a educação deve ser repensada para ajudar a responder a novos desafios urgentes e sem precedentes, como a crise climática, a emergência de tecnologias regenerativas de IA, o crescimento contínuo das desigualdades e a persistência de conflitos. Para fazer face a estes desafios, precisamos de adotar uma perspetiva de longo prazo sobre como a educação pode ajudar a moldar um futuro mais inclusivo, mais justo e mais sustentável. E, embora as condições de cada país sejam únicas, as questões educativas que devem ser consideradas, à medida que pretendemos moldar o nosso futuro colectivo não são específicas de um país ou contexto. Podem ser encontradas soluções quando os povos se unem e se envolvem num diálogo colaborativo para enfrentar os desafios coletivos.

Este esforço colaborativo torna-se cada vez mais importante, à medida que refletimos sobre as três questões essenciais colocadas à educação pelo Relatório sobre o Futuro da Educação:
1- O que devemos continuar a fazer?
2- O que devemos deixar de fazer?
3- O que precisa de ser reimaginado criativamente?

Partilhar e aprender com a riqueza de respostas mais específicas e contextualizadas a estas questões é fundamental para os nossos esforços coletivos para renovar a educação e, assim, transformar o futuro.


  • Educação
  • UNESCO
  • Conferência
  • Criatividade
  • Desenvolvimento sustentável
  • 2024
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image