O
Dia Mundial do Vento foi criado em 2007 pela
Wind Europe, em parceria com o
Global Wind Energy Council, para chamar a atenção para o grande potencial do vento como recurso de produção de energia renovável.
Tornou-se um evento global em 2009, com o apoio da Associação Europeia de Energia Eólica (EWEA) e do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC).
O Dia Mundial do Vento celebra-se todos os anos a 15 de junho e tem como objetivo dar a conhecer a energia eólica, o seu potencial para transformar sistemas energéticos, descarbonizar economias e criar oportunidades de emprego e crescimento sustentável.
A energia eólica é uma fonte de energia limpa, renovável e económica, que não depende de combustíveis fósseis e contribui significativamente para a redução das emissões de CO₂. Estima-se que represente atualmente cerca de 5% do consumo mundial de eletricidade, com projeções de alcançar 9% até 2030, e mais de 24% na Europa.
O Dia Mundial do Vento é uma oportunidade para promover o uso da energia eólica no dia a dia e nos negócios, e para sensibilizar sobre a sua importância na luta contra as alterações climáticas.
Segundo o GWEC
, mais de 80 países a nível mundial têm parques eólicos em operação, que tem vindo a permitir reformular os sistemas de energia, descarbonizar as economias e impulsionar empregos e crescimento.