Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Apresentação da Agenda do Turismo para o Interior apresentada na Covilhã

Políticas e estratégia

10.05.2023

Apresentação da Agenda do Turismo para o Interior apresentada na Covilhã

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Valorizar o território, investir nas empresas, qualificar os profissionais e projetar o interior e a sua oferta são as prioridades da Agenda do Turismo para o Interior que conta com uma dotação de 200 milhões de euros. Os instrumentos e medidas de atuação foram apresentadas ontem, na Covilhã, pelo Secretário de Estado do Turismo Comércio e Serviços, Nuno Fazenda​.

O documento, que resulta da auscultação dos principais agentes turísticos dos municípios do interior, visa estimular o efeito catalisador do turismo e reforçar a diferenciação destes territórios com incentivos concretos e direcionados às necessidades. Num trabalho que se pretende aberto, participativo e em construção continua, o objetivo é, por isso, tornar o turismo no interior num fator de desenvolvimento e coesão. Estão, assim, pensadas intervenções a nível de políticas públicas em turismo, junto de empresas geradores de riqueza e da população, profissionais e turistas. 

​Entre as principais medidas, destacam-se:

// 20 milhões de euros para a Linha +Interior, Turismo, Território que vem reforçar a atratividade turística dos territórios, com apoio até 70% da despesa elegível e subvenção a fundo perdido, até ao limite de 400 mil euros por projeto.​

​// 15 milhões de euros
para Microcrédito +Interior Turismo que visa a criação, crescimento/expansão de negócios para micro e PME, contempla empréstimo sem juros, com prémio de desempenho associado que pode ascender até 30% a fundo perdido do crédito concedido.

// 35 milhões de euros
para a Linha de Crédito com Garantia Mútua, com maior garantia para projetos no interior e visa a criação, crescimento/expansão de ​negócios e apoio de tesouraria.

// 50 milhões de euros para a Linha de Apoio à Qualificação da Oferta, gerida pelo Turismo de Portugal, num reforço para o interior.

// 10 milhões de euros na medida Capitalizar Turismo +Crescimento que visa apoiar, entre outras, operações de capitalização de empresas para projetos de expansão, internacionalização ou melhoria da competitividade

// 15 milhões de euros no âmbito do Fundo de Investimento Imobiliário para o Interior, destinados à criação, crescimento/ expansão de negócios, com base em ativos imobiliários.

// 400 mil euros para o programa Regressar +Interior Turismo, um incentivo à mobilidade de pessoas para empresas turísticas do interior, com candidaturas aprovadas na “Medida de Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal" ou que beneficiem de estágios profissionais apoiados pelo Turismo de Portugal.

// 200 mil euros para Estudar Turismo no Interior, com incentivo à mobilidade de estudantes residentes no litoral para as Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal localizadas no interior;

 // 25% de majoração do apoio afeto ao Portugal Events para estímulo à realização de eventos no interior.

Em simultâneo, está prevista a realização de campanhas específicas para o interior, nos mercados nacional e internacional, de forma a mobilizar operadores, instituições e comunidade. Viaja pelo teu interior é o mote para uma campanha participativa e possível de ser adaptada a cada território e à sua oferta específica, em articulação com a marca VisitPortugal.

Veja o vídeo da sessão disponível no canal Youtube do Turismo de Portugal:

 


Consulte a Agenda do Turismo para o Interior e veja o vídeo do Roteiro Agenda para o Turismo do Interior disponível no Youtube do Turismo de Portugal:

 


​Veja os testemunhos sobre o Roteiro da Agenda para o Turismo do Interior:​

 




​ 

  • Interior
  • Financiamento e investimento
  • Qualificação
  • Formação
  • Promoção regional
  • Desenvolvimento regional
  • Notícia
  • 2023
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image