A sustentabilidade assume-se, cada vez mais, como um pilar essencial no setor do turismo e da hotelaria, exigindo profissionais preparados para enfrentar os desafios ambientais, sociais e económicos do presente e do futuro. Conscientes desta realidade, o Turismo de Portugal tem vindo a integrar a sustentabilidade como um eixo estruturante da formação ministrada nas suas escolas.
Esta abordagem vai além das práticas tradicionais, apostando numa aprendizagem ativa e integrada que inclui não só conteúdos curriculares dedicados à sustentabilidade, mas também experiências práticas, visitas participativas, colaborações com entidades externas e ações desenvolvidas sob os três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e económico. Estas atividades permitem aos alunos adotar comportamentos conscientes e contribuir, desde cedo, para um setor mais equilibrado e responsável.
Neste contexto, e com o objetivo de sistematizar e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nesta área, a Direção de Gestão de Competências e Capacitação, através do Departamento de Gestão Pedagógica e Inovação, publica anualmente o
Relatório de Sustentabilidade do Pprograma de Responsabilidade Social e Ambiental.
A edição de 2024 mostra uma evolução positiva e consistente:_ mais 4,8% de ações e atividades desenvolvidas no âmbito da sustentabilidade;
_ mais 15,2% de horas dedicadas a estas iniciativas;
_ crescimento de 15,6% no número de pessoas impactadas;
_ sete escolas da rede com o selo de escola anticorrupção, mais uma do que no ano anterior.
Estes dados reforçam o compromisso contínuo das
Escolas do Turismo de Portugal com uma formação que prepara os profissionais do futuro não apenas para as exigências técnicas da sua profissão, mas também para o seu papel ativo na construção de um turismo mais justo, responsável e sustentável.