A primeira Gala Michelin exclusivamente dedicada a Portugal conta com um número recorde de distinções para a gastronomia portuguesa. Foram distinguidos um total de 39 restaurantes, mais 1 do que até agora. Oito restaurantes têm duas estrelas e 31 ostentam uma estrela Michelin.
Adicionalmente, há agora mais oito distinguidos com o selo BibGourmand, ou seja, restaurantes que têm uma boa relação qualidade-preço. Por fim, mais 21 restaurantes foram classificados na categoria Recomendados. Ao todo, o Guia MICHELIN Portugal recomenda um total de 167 restaurantes, dos quais 30 são novidades na seleção.
A reputação deste guia, sobretudo com uma edição totalmente dedicada a Portugal, tem o poder de elevar a gastronomia nacional a novos patamares de reconhecimento e valor internacional e, consequentemente, a sua importância como ativo turístico. A edição em papel que será bilingue (português/inglês) estará também disponível, proximamente, nas livrarias.
Recorde-se que a Gala Michelin teve lugar no Algarve e trouxe ainda a novidade da atribuição de duas Estrelas Verdes adicionais, que reconhecem as iniciativas ou o compromisso com a gastronomia sustentável. Depois da cerimónia de entrega de prémios, seguiu-se um showcooking, preparado por 7 chefs portugueses com estrela da Região do Algarve e coordenado pelos Chefs Dieter Koschina (Vila Joya, duas estrelas) e João Oliveira (Bela Vista, uma estrela), onde estiverem presentes mais de 500 convidados.
Paralelamente, com o intuito de dar a conhecer o Destino Portugal como um destino de excelência, foram dinamizadas press trips com imprensa especializada dos principais mercados estratégicos.
De igual modo, antes da gala, foi organizado o Debate "O Valor da Gastronomia na Experiência Turística" - Michelin Guide Ceremony Portugal 2024 que
reuniu diversos profissionais do setor turístico e chefs renomados que defenderam a gastronomia como um poderoso ativo, impulsionador do setor do turismo. Este debate pode ser visto na íntegra no canal de
YouTube do Guia Michelin.
Esta iniciativa foi, assim, uma excelente celebração da gastronomia nacional, um dos ativos da Estratégia Turismo 20-27 (ET2027). A Gastronomia e os Vinhos são pilares estratégicos para o turismo português. Através da valorização da nossa rica tradição culinária, da promoção de práticas sustentáveis e da união de esforços entre os diversos agentes do setor, é possível posicionar Portugal como um destino gastronómico de excelência, impulsionando o desenvolvimento económico e social do país de forma sustentável.