O
Turismo de Portugal marca presença na World Travel Market (WTM), a principal feira de turismo do mercado britânico e uma das maiores a nível mundial, onde inaugura um novo stand nacional destinado à participação de Portugal nas feiras internacionais
O novo stand de Portugal oferece maior visibilidade aos destinos regionais, terá mais áreas de negócio para as empresas, proporciona áreas de trabalho mais eficiente e aposta na utilização de materiais sustentáveis e suportes tecnológicos impactantes.
Será a maior presença de Portugal na WTM, com uma área total de cerca de 1.000 m² que acolhe 119 empresas nacionais com módulo de negócios, sete Agências Regionais de Promoção Turística com módulo região e o VisitPortugal com módulo destino nacional e módulo de eventos.
Mais do que um simples espaço expositivo, o novo stand reforça a influência do mar na cultura, na gastronomia e na forma de viver portuguesa, mostrando que a arte está presente em todos os aspetos do quotidiano.
Possui um elemento central, de grande impacto visual, inspirado nas ondas do Oceano Atlântico e que combina a união entre natureza, inovação e identidade nacional, integrando tecnologia e materiais sustentáveis.
Junta uma arquitetura onde predominam as formas onduladas e orgânicas, os tons de azul e dourado que refletem as ondas e a luz de Portugal e uma palete de cores distintivas de cada um dos destinos regionais.
Numa clara articulação com a campanha internacional “Portugal is Art", o espaço celebra a diversidade cultural das suas regiões e convida os visitantes a viver uma experiência sensorial que vai além das galerias tradicionais, promovendo Portugal como um destino multifacetado e autêntico, onde a cultura tem um papel diferenciador. Inclui assim, uma exposição que eleva o património de cada região à categoria de expressão artística de excelência. São sete abordagens – uma por região – que transformam elementos tradicionais em arte moderna.
A realização de eventos em Portugal também não foi esquecida, passando o stand nacional a dispor de um módulo especialmente dedicado à sua divulgação.
Com uma abordagem paperless, o stand é totalmente executado com materiais reciclados, eliminando também o uso de plásticos.
Ao longo dos três dias do evento, estão previstos contactos com a imprensa e reuniões com operadores, companhias aéreas de referência e associações de operadores, como a ABTA e a AITO.
Em 2024, o Reino Unido manteve-se como o principal mercado turístico para Portugal em dormidas (quota de 18,1%), hóspedes (quota de 12,7%) e receitas turísticas (quota de 14,9%). A tendência de liderança mantém-se em 2025, com o Reino Unido a ser o 1º mercado em dormidas (quota de 17,9%), hóspedes (12,7%) e receitas (14,7%) nos primeiros oito meses do ano, período no qual gerou 2 986,1 milhões de euros.