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Laboratório Estratégico de Turismo - Alentejo

Estratégia de turismo

Os Laboratórios Estratégicos de Turismo (LET) foram espaços de discussão que promoveram a partilha de conhecimento, para a obtenção de contributos para a Estratégia para o Turismo 2027.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​No dia 13 de setembro de 2016 realizou-se em Évora, no Évora Hotel, um ​​​​​Laboratório Estratégico de Turismo, que contou com a participação de vários atores da região, nomeadamente, o Turismo do Alentejo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, Municípios, Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Portalegre, empresários de vários setores de atividade (hotelaria, animação, entre outros), associações empresariais (designadamente, ADHP, APECATE, AHA, NERBE/AEBAL), operadores e entidades culturais da região.


Excertos de algumas intervenções no LET - Alentejo:
 
“O crescimento turístico da Região do Alentejo e Ribatejo teve por base o valor e a excelência e não a política de preços baixos.”
“Devem ser criadas redes de oferta para estruturar e promover internacionalmente o produto. Ninguém constrói um destino sozinho.”
“Os primeiros promotores turísticos são aqueles que vivem nas regiões – são os primeiros a transmitir os valores, a cultura, a excelência.”
“Sou contra uma política avulsa. Não há desenvolvimento dos territórios sem planeamento.”
“A agenda da identidade é decisiva. As recentes decisões UNESCO (Chocalho e Cante Alentejano) não surgem do nada. Foram resultado de uma estratégia de implementação identitária que foi pensada e maturada ao longo dos 5 anos que demoram estas deliberações a ser proferidas.”
“Também é importante ter consciência que não há promoção sem produto e serviço. Tem de haver duas linhas de atuação que anda a par. Promoção e estruturação de produto.”
Ceia da Silva – Presidente ERT-RA
 
"O turismo é um setor fundamental para o desenvolvimento da Região do Alentejo, apresentando atualmente uma dinâmica muito positiva.”
Roberto Grilo – Presidente da CCDR-Alentejo
 
“A Região do Alentejo é uma região que evidencia notoriedade nacional, mas que internacionalmente carece de afirmação, fundamentalmente por a procura turística se centrar no produto "sol e mar".”
“A afirmação e desenvolvimento da Região passa, fundamentalmente, pela autenticidade, constituindo o turismo imobiliário uma ameaça a essa autenticidade, a qual deve privilegiar a qualidade e a modernidade.”
“É fundamental a monitorização e acompanhamento da ET 2027, por forma a poder-se pontualmente alterá-la e proceder à sua correção.”
“A organizações regionais de turismo têm de se relacionar entre si e com o apoio do Turismo de Portugal.”
“Dever-se-á apostar na uniformização da promoção internacional agregada no "chapéu" Portugal.”
“Monitorizar implica flexibilização – a ET 27 tem que ser perfeitamente flexível.”
Vitor Silva – ARPT Alentejo
 
“Portugal tem um problema estrutural: comunicar o que temos e o que somos.”
“O Alentejo teve a inteligência de perceber que tem algo único.”
Marta Galvão de Melo – Herdade da Chaminé (Monforte)
 
“No Alentejo o turismo científico é muito importante e a Universidade de Évora tem parte ativa neste domínio. Deverá haver uma aposta na transferência do conhecimento das universidades para as empresas e na preservação do património cultural e na exploração do turismo científico.”
Ausenda Balbino – Vice-reitora da Universidade de Évora
 
"Os desafios pessoas e sazonalidade são os mais prementes. Importa criar condições para o Alentejo «ser todo o ano» através, por exemplo, do turismo científico e importa também dignificar as profissões na hotelaria porque é muito difícil encontrar pessoas para trabalhar no ramo.”
“Aposta na colaboração inter-regiões para a promoção internacional.”
Maria Carapinha – Convento do Espinheiro
 
"No que respeita a acessibilidades cumpre melhorar as ligações ferroviárias e aéreas inter-regionais e internacionais, designadamente, a Lisboa e a Espanha e dinamizar o  aeroporto de Beja.”
“Mobilidade regional – sem transporte próprio é difícil a deslocação célere na região através de transportes públicos.”
“Quanto à mobilidade reduzida esta não se resume a quem se desloca em cadeira e rodas. Há que pensar no sénior e na acessibilidade aos hotéis e espaços urbanos.”
“Deveremos também apostar nos alunos ERASMUS como promotores turísticos nos seus países de origem.”
Vicente Sá – Bloco de Esquerda
 
“Importa apostar na profissionalização e emprego, por forma a assegurar uma prestação de serviços de excelência aos clientes.”
Isabel Guerreiro - Pousadas do Alentejo
 
“Há que quantificar o turismo cultural.”
“Importa estruturar os conteúdos na Região e para estruturar é necessário qualificar.”
“As pessoas procuram um tema materializado num produto turístico para o qual compram bilhete.”
Catarina Valença – APECATE
 
"O principal foco da Região do Alentejo e Ribatejo deve centrar-se na pouca notoriedade que a região apresenta.”
“Aposta na estabilidade das políticas é fundamental para o desenvolvimento.”
“Os planos devem ser abertos e não restringir as entidades regionais, mas assegurar a coordenação de ações.”
​Vítor Barbosa – Presidente do NERE - Núcleo Empresarial da Região do Alentejo
 
“O setor da hotelaria carateriza-se pela falta de qualificações dos seus profissionais e baixos rendimentos de remunerações. É por isso importante dignificar as profissões do setor hoteleiro.”
Miguel Breyner - Diretor Évora Hotel e Membro da Associação dos Diretores de Hotéis
 
“A ET 27 deverá contemplar o turismo criativo aproveitando as sinergias com as indústrias criativas, apontadas como uma prioridade na RIS3 Alentejo.”
“ET 27 deverá contemplar as dinâmicas sociais em Portugal como o envelhecimento no que respeita a acessibilidades e cuidados médicos.”
Ana Maria Ferreira – Diretora do Mestrado de Turismo da Universidade de Évora
 
“Aposta em parcerias entre as escolas e o setor empresarial, que permitam a transferência de conhecimento para a sociedade.”
Luís Miguel Cardoso – Diretor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre


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